Step by Step

ONLINE VIDEO CALL
ONLINE VIDEO CALL 27 Mar�o

O corpo alcança o que a mente quer.

Fisioterapia Infantil
Fisioterapia Infantil 20 Setembro

"Os direitos dos doentes não têm fronteiras"

Active Citizenship Network
Active Citizenship Network 21 Setembro

OCT- Tomografia de coerência óptica

Doenças Oculares
Doenças Oculares 22 Setembro

O Linfoma atinge cerca de 1700 portugueses por ano!

Dia Mundial do Linfoma
Dia Mundial do Linfoma 15 Setembro

com Prémio Cinco Estrelas Regiões 2021

CSS Distinguida
CSS Distinguida 1 Maio
ONLINE VIDEO CALL

Step by Step

ONLINE VIDEO CALL 27 Mar�o

AT YOUR SIDE, FOR YOUR HEALTH:

Dear User,

Due to the accelerated Coronavirus developments, we privilege the following comunication means:

- (+351) 296 650 850

[+351] 917 194 915

www.clinicadesaosebastiao.com

All cases will be evaluated by doctors. We will contact you before your consultation.

We comply with the World Health Organization and the National Health Authority (DGS) recommendations.

We offer the following medical specialties online:

- General Surgery: Dr. Luís Amaral

- Vascular Surgery: Dr. Mário Macedo

- Dermatology: Dra. Manuela Paçô

- Endocrinology: Dr. Bernardo Dias Pereira

- Immunoallergology: Dr. Miguel Paiva

- General and Family Medicine: Dr. Diogo Borges

- Neurology: Dra.Marina Couto

- Nutrition: Dra. Maria João Eleutério

- Pulmonologist: Dr. José Dias Pereira

- Psychology: Dr. Alexandra Moreira and Dr. João Ribeira

- Psychiatry: Dr. Raquel Rego and Dr. Rui Lopes

- Podiatrist: Dr. José Couto

- Urology: Dr. Frederico Teves and Dr. Manuel Oliveira

Obs:  If you do not have the digital technical means, you can use the same service, in CSS.

We have a differentiated room and circuits to do so we guarantee disinfection, between each use

Fisioterapia Infantil

O corpo alcança o que a mente quer.

Fisioterapia Infantil 20 Setembro

O que é a fisioterapia pediátrica?

É uma área clínica da fisioterapia que se centra na melhoria da qualidade de vida de crianças dos 0 aos 18 anos, na sua integração social e familiar e no aumento da sua funcionalidade. Este projeto tem como objetivo promover a saúde das crianças, nas diversas áreas de atuação, com especial enfoque no ensino de estratégias aos pais ou cuidadores.

Fisioterapia no desenvolvimento sensório-motor:

O atingimento de algumas etapas do desenvolvimento podem ser diferentes de criança para criança, sem que isso signifique necessariamente a presença de uma patologia.

Nestas situações é útil a realização Fisioterapia de forma a ajudar a que cada etapa seja atingida da forma mais correta, ajudando a potenciar a progressão do desenvolvimento.

Com a orientação da Fisioterapeuta a criança enquanto brinca poderá assumir posições e experienciar sensações que sozinha teria dificuldade.

Desta forma irá conseguir uma melhor interação  com os brinquedos, com as pessoas e com o espaço que a rodeia, desenvolvendo para além da componente motora, as capacidades manipulativas, linguísticas e comportamento social.

Através de técnicas de Osteopatia Pediátrica é possível restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos.

Este tratamento incide sobre o aparelho músculo-esquelético, estruturas osteotendinosas, muscular e fascial, mas também sobre o sistema nervoso, digestivo e respiratório, o que permitindo ao fisioterapeuta abordar vários desequilíbrios, harmonizando todo o corpo, em situações como:

• Deformações cranianas: braquicefalias, plagiocefalias
  • Torcicolo muscular congénito
  • Irritabilidade/Choro
  • Perturbações do sono
  • Parésias faciais
  • Plexopatias braquiais
  • Displasia da anca
  • Obstipação
  • Cólicas
  • Refluxo
  • Escoliose

Fisioterapia respiratória:

O tratamento de Fisioterapia visa melhorar os sintomas associados a condições respiratórias, tais como obstrução nasal e bronquiolite, pneumonia e fibrose cística. Com base no exame físico, incluindo auscultação, serão aplicadas as técnicas mais apropriadas para efetuar desobstrução das vias aéreas superiores e higiene brônquica das vias aéreas inferiores, isto é, limpeza das secreções pulmonares, melhorando portanto a eficiência respiratória (maior conforto com melhoria na alimentação e na qualidade do sono).Dependendo da fase da condição, a criança poderá ter indicação para realizar medicação prescrita por um médico pediatra. As técnicas de fisioterapia são um complemento da medicação. Desta forma, apenas com uma sessão, é espectável ver melhoria dos sintomas.

Ponta Delgada, 18 de Setembro de 2017

Fisioterapeuta Mariana Amaral Ferreira (imagem esq.)

Fisioterapeuta Sara Oliveira Valério  (imagem dir.)

Active Citizenship Network

"Os direitos dos doentes não têm fronteiras"

Active Citizenship Network 21 Setembro

A Active Citizenship Network (ACN) no âmbito da campanha de comunicação da UE "Os direitos dos doentes não têm fronteiras", pretende contribuir para a implementação adequada da Directiva 2011/24/UE sobre cuidados de saúde transfronteiriços em cada Estado-Membro da UE. Em Portugal, a campanha "Patients’ rights have no borders" é realizada graças à Associação de Doentes de Dor Crónica dos Açores  (Chronic Pain Patients Association of Azores), com a qual, recentemente, a A CSS fechou protocolo de colaboração.

O folheto seguinte, integra materiais informativos já produzidos pela Comissão Europeia com detalhes mais úteis, como contactos do Ponto de Contacto Nacional e de organizações cívicas e de doentes, disponíveis no país, informação para pessoas afetadas por doenças raras, etc.

Site: http://www.activecitizenship.net

Facebook: https://www.facebook.com/activecitizenshipnetwork/

Doenças Oculares

OCT- Tomografia de coerência óptica

Doenças Oculares 22 Setembro

O OCT (tomografia de coerência óptica) é um dos mais recentes exames de imagem que é utilizado em muitas doenças oculares. Permite estudar a retina e a região anterior do olho nomeadamente a córnea, a iris e o cristalino.

O exame é rápido, indolor, não invasivo e não há contato do aparelho com o olho do paciente.

Está indicado no diagnóstico precoce e seguimento das doenças da retina, nomeadamente na diabetes e na degenerescência macular. É também muito importante na avaliação e seguimento nos casos de glaucoma.

O equipamento que dispomos permite a realização de Angiografia-OCT. É um novo método de análise da vascularização da retina e da coróide sem a necessidade da injeção de contraste, grande vantagem em relação à Angiografia Fluoresceínica tradicional.

O exame de OCT é, na actualidade, um instrumento imprescindível no diagnóstico de várias doenças dos olhos, no seu seguimento e estudo da eficácia dos tratamentos.

Dia Mundial do Linfoma

O Linfoma atinge cerca de 1700 portugueses por ano!

Dia Mundial do Linfoma 15 Setembro

A patologia oncológica:

O linfoma é uma neoplasia maligna que resulta do crescimento anormal de células do sistema linfático, é a quinta causa de morte relacionada com cancro nos homens e a sexta causa de morte nas mulheres.

Sintomas:

Os sintomas do linfoma são pouco específicos, porque são comuns a um grande número de doenças, o que dificulta o diagnóstico inicial. O sintoma mais frequente é o aparecimento de um gânglio linfático aumentado de tamanho, que não causa dor e pode estar localizado no pescoço, axilas ou virilhas. Outros sintomas que podem surgir são: suores intensos durante a noite, febre sem explicação, cansaço extremo e perda de peso inexplicável. Por vezes não existem quaisquer sintomas e o linfoma é descoberto de forma acidental durante um exame médico de rotina.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por meio de biópsia ganglionar excisional nos casos onde exista suspeita clínica.

Classificação

De certa forma podemos classificar o linfoma em duas categorias: os linfomas de Hodgkin e os linfomas não-Hodgkin .Cada categoria abrange inúmeros subtipos de linfomas mais específicos ainda que com comportamentos biológicos e prognósticos diferentes.

Tratamento

Quanto ao tratamento, a quimioterapia e a radioterapia são os mais indicados dependendo sempre de cada subtipo de linfoma, extensão da doença e das características do paciente em questão.

CSS Distinguida

com Prémio Cinco Estrelas Regiões 2021